Gostou? compartilhe!
O zimbro, do ponto de vista botânico, é o pseudofruto do Junípero, espécie originária do hemisfério norte e que tem melhor adaptação em climas mais amenos e frios. Seu uso na gastronomia é diverso, indo desde a elaboração de bebidas até o diferencial de pratos típicos, em especial de culinárias do norte europeu.
Este pseudofruto tem sabor marcante, levemente adocicado, resinoso e um pouco herbal. Majoritariamente comercializado em grãos, o zimbro, para além da alimentação, está historicamente associado a tratamentos medicinais, podendo ser recomendado e acompanhado por um médico e flutuar por entre os universos da perfumaria e até rituais ancestrais.
Como tempero, pode ser utilizado no preparo de diferentes tipos de alimentos, como por exemplo o chucrute (refogado de repolho), o eisben (joelho de porco) e no preparo de aves selvagens e carnes de caça. Já o gim e o steinhäger são bebidas tradicionais que têm o zimbro como ingrediente fundamental e diferenciador.
No dia a dia, apesar de pungente e marcante - o que exige uma certa dose de cuidado ao se utilizar em alimentos -, é possível seu uso em diversos preparos. Caso seja moído, os cuidados com o zimbro devem ser redobrados, já que ele pode dominar o sabor do prato. Isso é justamente o que não se quer, pois o uso de temperos é a arte de harmonizar sabores e aromas. Entre os muitos tipos de alimentos onde este pseudofruto em forma de tempero pode ser utilizado, é possível citar:
- Aves;
- Peixes;
- Carnes;
- Legumes.
Zimbro é utilizado para o preparo de alimentos
A Grão-Vizir Masalas & Especiarias é uma empresa especializada em temperos, ervas e especiarias. Seus produtos podem ser utilizados como tempero ou para infusão no preparo de chás. São muitas as finalidades e aplicações dos temperos. Para mais detalhes, entre em contato por nossos canais de comunicação.